Avaliação dos livros
Livro- Vivendo a Filosofia
Autor- Gabriel Chalita[1]
2 edição- ampliada
Enfoque Ensino Medio
Autor : Gabriel Chalita
Intens.
1. Adequação em livro e publico alvo
O autor elabora um cronograma histórico-filosófico, estabelecendo uma relação muito forte entre Filosofia situando o aluno no tempo.
Os textos contidos no livro contem clareza e especificidade fazendo com que o aluno compreenda o conteúdo proposto.
2. Diagramação; ilustração; quadros informativos
Os quadros de texto estão bem organizados, a letras estão legíveis, vem acompanhado de ilustrações que enriquecem o texto confirmando os conteúdos ali expressos.
Os títulos são bem chamativos acompanhados por pensamentos filosóficos.
As cores e a gravuras contidas estão em harmonia, sendo agradável aos olhos do leitor e estudante.
Os quadros informativos, contem informações que explicam conceitos e trazem localização no tempo.
As gravuras fazem com que os alunos entrem em contato com obras de pintores clássicos propiciando assim, um enriquecimento histórico- artístico.
A quadros denominados “conexões filosóficas” que tem como característica enfatizar as leituras complementares e o assunto que foi trabalhado.
3. Exercícios de Fixação
O autor percorre todo o livro inserindo exercícios denominados “Para discutir e escrever” que faz com que os alunos reflitam, tendo em base os textos que foram propostos e ao mesmo tempo instiga uma reflexão mais abrangente.Autor- Gabriel Chalita[1]
2 edição- ampliada
Enfoque Ensino Medio
Autor : Gabriel Chalita
Intens.
1. Adequação em livro e publico alvo
O autor elabora um cronograma histórico-filosófico, estabelecendo uma relação muito forte entre Filosofia situando o aluno no tempo.
Os textos contidos no livro contem clareza e especificidade fazendo com que o aluno compreenda o conteúdo proposto.
2. Diagramação; ilustração; quadros informativos
Os quadros de texto estão bem organizados, a letras estão legíveis, vem acompanhado de ilustrações que enriquecem o texto confirmando os conteúdos ali expressos.
Os títulos são bem chamativos acompanhados por pensamentos filosóficos.
As cores e a gravuras contidas estão em harmonia, sendo agradável aos olhos do leitor e estudante.
Os quadros informativos, contem informações que explicam conceitos e trazem localização no tempo.
As gravuras fazem com que os alunos entrem em contato com obras de pintores clássicos propiciando assim, um enriquecimento histórico- artístico.
A quadros denominados “conexões filosóficas” que tem como característica enfatizar as leituras complementares e o assunto que foi trabalhado.
3. Exercícios de Fixação
Outro quadro importante denominado “Interpretando” o autor coloca dois textos com o propósito de instigar o aluno a elaborar uma comparação entre eles.
4. Contexto Histórico e Filosófico.
Gabriel Chalita, caminha paralelamente entre a História
e a História da Filosofia,
instigando o aluno a ter uma visão completa entre estas duas áreas, e situando-o no tempo.
Sendo assim, é contemplado todas as Idades da Filosofia (Antiga, Média, Moderna e contemporânea)
Sendo assim, é contemplado todas as Idades da Filosofia (Antiga, Média, Moderna e contemporânea)
5. Bibliografia
A bibliografia encontra-se no final do livro, com intuito de oferecer orientação para os jovens complementarem e aprofundarem seus estudos em filosofia sempre com obras publicadas em língua portuguesa.
Na bibliografia contem referencias de dicionários,
A bibliografia encontra-se no final do livro, com intuito de oferecer orientação para os jovens complementarem e aprofundarem seus estudos em filosofia sempre com obras publicadas em língua portuguesa.
Na bibliografia contem referencias de dicionários,
introduções ao estudo da filosofia, estudos sobre a história dos pensamentos clássicos da filosofia.
6. Finalização
Recomendo o livro vivendo a filosofia para os alunos do Ensino Médio
que estão começando a ter contato com o mundo de filosofia para ter como uma verdadeira base o livro do Gabriel Chalita. Isso facilitará a sua compreensão em diversos temas da Filosofia e também ao ingressar qualquer curso que você for fazer na PUC-PR terá a P.A. (Programa de Aprendizagem) de Filosofia, pois essa te faz refletir e questionar o nosso cotidiano e o nosso próprio ser diante de nós mesmos e da sociedade.6. Finalização
Recomendo o livro vivendo a filosofia para os alunos do Ensino Médio
Também recomendo para você, caro professor
Análise do Livro
Livro- Fundamentos da Filosofia: história e grandes temas
16 edição reformulada e ampliada
Editora Saraiva
Autor- Gilberto Cotrim[2]
Enfoque- Ensino Médio
1.Adequação do livro ao publico alvo
O livro apresenta uma proposta de estudo da filosofia mediante uma exposição histórico-filosófica clara e concisa, sempre enriquecida com o pensamento dos grandes filosóficos. O livro tem como objetivo abordar as filosofias sob duplo enfoque: a visão temática e a visão histórica. Ele está dividido em três grandes tópicos:
16 edição reformulada e ampliada
Editora Saraiva
Autor- Gilberto Cotrim[2]
Enfoque- Ensino Médio
1.Adequação do livro ao publico alvo
O livro apresenta uma proposta de estudo da filosofia mediante uma exposição histórico-filosófica clara e concisa, sempre enriquecida com o pensamento dos grandes filosóficos. O livro tem como objetivo abordar as filosofias sob duplo enfoque: a visão temática e a visão histórica. Ele está dividido em três grandes tópicos:
1º Ser Humano- Ação e Reflexão, aborda temas introdutórios como cultura, consciência critica, trabalho e teoria do conhecimento;
2º História da Filosofia, oferece uma visão geral do pensamento filosófico ocidental desde a antiguidade ate a época contemporânea;
3º Grandes temas atuais. Abordando temas filosóficos relevantes, como filosofia da ciência, filosofia moral, filosofia política e estética2. Diagramação, ilustração, quadros informativos
O autor coloca temas em cada capítulo para serem trabalhados. Inserem em diversas partes notícias de jornais. Conclui cada capítulo fazendo uma análise, entendimento, debate, reflexão, para pensar e questões para serem resolvidas.
3- Exercícios de Fixação
O autor no decorrer de cada capítulo segue distribuição de atividades bem interessantes. Os blocos estão divididos no texto da seguinte maneira:Análise e entendimento, perguntas inteligentes sobre o texto proposto debate e reflexão. Nesse item o autor procura elaborar perguntas para ser feito um debate ou apenas fazer um comentário. Para pensar é colocado dois mini textos para o aluno pensar e analisar procurando responder algumas perguntas no final da leitura. QuestõesPerguntas sobre os mini textos.
4- Filmes
Uma ótima idéia para você, caro leitor e estudante. Para não somente ficar lendo e tentando assimilar o conteúdo, mas nas horas vagas e de lazer pegar o filme de sugestão sobre aquele tema e com isso, assimilará melhor o conteúdo proposto.5-Bibliografia
As referências no final do livro estão bem diversificadas. Valeà pena verificar.
As referências no final do livro estão bem diversificadas. Valeà pena verificar.
6- Considerações finais.
O livro nos trás um rico conteúdo e além do mais, uma série de questionamentos para o aluno ir pesquisar cada vez mais e tentar sanar as suas dúvidas. O papel do professor é instigar os alunos a realmente ir em busca de algo concreto e sólido para suas pesquisas.
Caríssimos professores,
coloco como sugestão que esse livro seja somente um material de apoio para amenizar as dúvidas e dificuldades diante dasO livro nos trás um rico conteúdo e além do mais, uma série de questionamentos para o aluno ir pesquisar cada vez mais e tentar sanar as suas dúvidas. O papel do professor é instigar os alunos a realmente ir em busca de algo concreto e sólido para suas pesquisas.
Caríssimos professores,
situações filosóficas.
[1] Doutor em Comunicação e Semiótica e em Direito
Mestre em Ciências SociaIs e em Filosofia
Professor dos Programas de graduação e Pós-Graduação da PUC-SP
[2] Professor de historia graduado pela USP
Cursou Filosofia na PUC_SPMestre em educação e historia da cultura pela universidade de Mackenzie
Nenhum comentário:
Postar um comentário