sexta-feira, 18 de abril de 2008

A Grande Contradição

Filme: A última tentação de Cristo
(the Last Temptation of Christ, EUA, 1988)
Gênero: Drama
Distribuidora(s): CIC, Universal Pictures do Brasil
Produtora(s): Cineplex-Odeon Films, Universal Pictures
Diretor(es): Martin Scorsese
Roteirista(s): Nikos Kazantzakis, Paul Schrader
Elenco: Willem Dafoe, Harvey Keitel, Paul Greco, Steven Shill¹, Verna Bloom,
Barbara Hershey, Roberts Blossom, Barry Miller, Gary Basaraba, Irvin Kershner,
Victor Argo, Michael Been, Paul Herman, John Lurie, Leo Burmester.



Filme: A Paixão de CristoTítulo original: The Passion of the ChristPais: EUA
Idioma: Aramaico Grego
Ano: 2004
Direção: Mel Gibson
Roteiro: Mel Gibson e Benedict Fitzgerald
Elenco: James Caviezel, Maia Morgenstern, Hristo Jivkov, Francesco De Vito, Monica Bellucci, Mattia Sbragia, Toni Bertorelli, Luca Lionello, entre outros.



Os dois filmes mostram a figura do Messias, o carpinteiro, que viveu e morreu, por amor à humanidade, mas continua vivo na memória das pessoas nos nossos dias atuais. Relatam-nos também, uma questão verdadeira que foi a Paixão e a Tentação de Cristo, mas de uma forma não muito real.
Mel Gibson nos relata a dor, o sofrimento, a violência e o modo desumano de Cristo que se entrega por amor, de uma forma muito trágica, com isso, transparece a sensação que o Filho de Deus, não tem mais ninguém para sustentá-lo, nem mesmo o Pai que lhe enviou e uma parte da humanidade que não o acolheu do início ao fim, de seu percurso na terra. Do outro lado oposto, Scorsese vem relatar-nos um Jesus não evangélico, mas apócrifo e de uma total heresia.
Nos evangelhos vemos que esta realidade não é verídica, porque como percebemos no Evangelho de São João, Jesus se Encarna e após sua missão se entrega, para ser crucificado, pois já cumpriu sua missão na terra. Diante dessa realidade, São Thomas de Aquino na Suma Teológica nos relata que a Paixão começa em Cristo, mas perdura até os Santos de nossos dias. Isso vem nos afirmar que Cristo não sofreu a sua Tentação e Paixão em vão, Ele não morreu por nenhuma doença, mas mostra-nos que sua morte foi voluntária, porque com sua morte nos conduz a Vida Eterna.
Por fim, tanto a mídia, como o povo que era contra Jesus, deprava e depravaram o seu nome, mas não conseguiram, porque Ele continua vivo e Repleto de Luz no meio de nós.
Caro leitor, que tal, assistir aos dois filmes e ter os evangelhos como texto base? Assim, poderemos analisá-los e perguntarmos. Qual é verdadeira realidade de Jesus Verbo Encarnado, na sua Tentação e Paixão?





Música: NINGUÉM TE AMA COMO EU (nos revela o grande amor de Jesus na Cruz, pela humanidade)

Tenho esperado este momento, tenho esperado que viesses a mim.
Tenho esperado que me fales, tenho esperado que estivesses assim.
Eu sei bem o que tens vivido, sei também que tens chorado.
Eu sei bem que tens sofrido, pois permaneço ao teu lado.
Ninguém te ama como eu, ninguém te ama como eu.
Olha pra cruz esta é a minha grande prova.
Ninguém te ama como eu, ninguém te ama como eu.
Olha pra cruz foi por ti, porque te amo, ninguém te ama como eu.
Eu sei bem o que me dizes ainda que nunca me fales.
Eu sei bem o que tens sentido,ainda que nunca me reveles.
Tenho andado a teu lado, junto a ti permanecido.
Eu te levo em meus braços, pois sou teu melhor amigo.

Nenhum comentário: