sexta-feira, 18 de abril de 2008

Qual é a verdade?


Filme: A vida de David Gale
Elenco: Kevin Spacey, Laura Linney, Kate Winslet, Gabriel Mann, Rhona Mitra, Leon Rippy.
Gênero: Drama.
Duração: 130 minutos



David lecionava dentro da Universidade de Texas e na aula de filosofia citava as frases de Lacan, como: “O momento que achar o que procuro, paro de procurar”, “Na vida devemos viver por ideais” e “Devemos sempre valorizar a vida dos outros”. Relatava também, a questão do significado, significante e desejo da pessoa humana.
Certo dia David foi num debate para defender contra a pena de morte e pronunciar as injustiças das pessoas que estão nos corredores da morte inocentemente. O debatedor, não concordou com a sua posição, com isso,


David, sua amiga que sofria de leucemia e um outro companheiro armaram uma simulação, na qual, sua amiga concordou em morrer para provar que nem todas as pessoas são julgadas por verdadeiros crimes, na câmera de gás. Após essa tragédia, David é acusado de ter estuprado e matado cruelmente sua amiga. Nesse momento da sua vida, ele perde o emprego, a família e entra no mundo do alcoolismo, porém, não desanima, pois ainda não encontrou o que procura.
O exemplo da amiga de David, que se suicida, é a melhor solução para provarmos uma verdade? Nós teríamos a coragem e acharíamos que essa é a melhor solução para defendermos uma causa? Ou podemos usar de outros recursos para provar o fato e a inocência de muitos caluniados?



Quatro dias antes ele chama um repórter para contar a realidade, recomendando à jornalista: “você não está aqui para me salvar, mas está aqui para limpar minha memória diante do meu filho”. Kate (repórter), questiona o sistema judicial pela condenação, começando a acreditar na inocência do condenado, pois todo o seu relato parece muito verídico, mas, o interior da vida de David quer provar como muitos estão lá injustamente. David Gale além de convencer sua amiga morrer, arrasta a jornalista que acaba acreditando na sua farsa. Uma mentira que se torna verdade, mas de maneira um pouco trágica, porque coloca a vida de outras pessoas, para provar uma verdade. Quantas vezes no mundo não seguimos a nossa própria consciência para agradarmos os outros, que enganam a si mesmo, persuadindo o outro a negar as suas convicções, isso muitas vezes ocorre de maneira inconsciente.

Nenhum comentário: